Alló Digital

Desenvolvimento web

Website com design responsivo

O Responsive Web Design é uma das soluções técnicas para esse problema: programar um site de forma que os elementos que o compõem se adaptem automaticamente à largura de tela do dispositivo no qual ele está sendo visualizado.

Até pouco tempo atrás tínhamos praticamente apenas um meio de acessar a internet, que era pelo desktop. Podíamos acessar mal e porcamente a internet pelos celulares ou por outros aparelhos ligados a televisão etc, mas nenhum destes meios nos permitia acessar a internet com a facilidade que tínhamos quando utilizávamos um desktop.

Hoje o cenário é totalmente diferente. Os smartphones tomaram conta. Até mesmo os celulares mais simples dispõem de browsers altamente eficazes e se não há algum browser instalado, o usuário pode facilmente baixar . Há também os Tablets, que demoraram para aparecer, mas agora trazem flexibilidade para usuários que querem algo mais prático que um notebook e mais confortável que um smartphone. Não vai demorar muito para aparecer outros aparelhos diferentes ou que você acesse sem restrições a internet pela sua TV.

Um design responsivo inclui:

  • Adaptar o layout da página de acordo com a resolução em que está sendo visualizada.
  • Redimensionar as imagens automaticamente para que caibam na tela e para que não sobrecarreguem a transferência de dados em um celular, por exemplo.
  • Simplificar elementos da tela para dispositivos móveis, onde o usuário normalmente tem menos tempo e menos atenção durante a navegação.
  • Ocultar elementos desnecessários nos dispositivos menores.
  • Adaptar tamanho de botões e links para interfaces touch onde o ponteiro do mouse é substituído pelo dedo do usuário.
  • Utilizar de forma inteligente recursos mobile como geolocalização e mudança na orientação do aparelho (horizontal ou vertical).

Uma variação do “Responsive Web Design” é o “Adaptive Web Design”, uma versão um pouco simplificada da primeira. A diferença, no segundo caso, é que o layout se adapta para três ou quatro larguras de tela específicas — e não pixel a pixel, como no primeiro caso.

Próximo

Anterior

© 2017 Alló Digital